Criação, Selecção e Aprimoramento do Cão de Pastor Alemão

O Cão de Pastor Alemão – Caracteristicas Origem da Raça

História da Origem do Nosso Canil e da Origem da Raça Pastor Alemão

Corriam os anos de 1990 quando adquirimos os nossos três primeiros Pastores Alemães, tinha eu 5 anos e o meu irmão 9 anos. Lembro-me que os encontramos, demos-lhes os nomes de Galhifo, Rux e Limh, uma cadela, e apartir desse dia passaram a ser os nossos melhores amigos. Nas férias de verão era uma alegria. Eram Extraordinários Pastores, cheguei a andar no dorso deles, como um verdadeiro cavaleiro, faziamos grandes caminhadas juntos pelos matos de florestas perto de onde vivemos. Salvaram-nos de alguns perigos e havia dias em que os episódios que viviamos juntos eram cenas de autênticos filmes. A Limh era doida por coelhos, cobras, gatos, até mesmo ratos, era uma brincadeira!! Todos os dias tinhamos coisas para contar acerca deles, não nos paravam de surpreender… O Rux, treinado por mim, até jogava às escondidas! Mandava-o sentar enquanto me ia esconder!! Que saudades! Éramos pequenos.

 

Hoje, graças a eles, medicina veterinária tornou-se num sonho meu que se está a realizar. Através desta magnifica raça aprendemos muitas lições de vida que ninguém pode ensinar! Ensinaram e continuam a ensinar-me a ternura, o amor, a dedicação, a amizade, a linguagem sem palavras, a voz de um olhar, a comunicação através de um gesto, de um estado de ânimo… O Pastor Alemão é sem dúvida o melhor amigo das crianças e da família!

Estamos a entrar no mundo da canicultura, com objectivo de alcançar o Pastor Alemão perfeito, segundo os padrões de perfeição que idealizamos!! Sabemos o que é um bom Pastor, em termos de carácter e inteligência e em termos anatómicos, e queremos saber ainda mais acerca deles… Não importa o que os juizes de beleza dizem… O Pastor Alemão não pode ser um cão com o fim único da Beleza, porque a verdadeira beleza está na utilidade! Um dia hão de dar razão ao que é certo, acerca de como a raça deve ser. As coisas estão a mudar em relação a isso! Hoje em dia já só chega aos primeiros lugares Pastores que demonstrem ter utilidade, e que tenham trabalho realizado. A prova mais comummente usada para avaliar um Pastor Alemão é a Prova de SCHUTZHUND.

Começamos a entrar no mundo dos campeonatos e provas de trabalho! Continuamos a desfrutar da sua nobreza, fidelidade, inteligência, sensibilidade, alegria, desejo de viver, energia… Enfim, de mil-e-uma qualidades belas do Pastor Alemão!

Indivíduos diferentes, com  traços de personalidade específicos, que os tornam únicos, mas que se unem por um denominador comum: A capacidade inata de entrega e a amizade desintressada que todos revelam durante a sua existência. São seres vivos que vivem do amor que nos transmitem de uma forma autêntica!

Para compreender a criação e a evolução desta raça é preciso referir as circunstâncias históricas, sociais e culturais das diferentes épocas em que se desenvolveu.

Durante a década de 1880, verificou-se na Alemanha uma grande afluência de população vinda das zonas rurais para as grandes cidades, em consequência da revolução industrial. Embora o facto das pessoas de origem rural virem viver para as cidades, certos grupos mantiveram um gosto pelos cães, que continuavam ainda a fazer pastoreio. Naquela época havia cães com formas e aptidões diversas. Apesar de diferentes, certamente que compartilhavam um grande numero de qualidades que os tornavam especialmente úteis, vistosos e importantes: rusticidade, dureza, inteligência, afinidade com o dono, nobreza de carácter, ferocidade com os estranhos, cordialidade em relação aos conhecidos, etc.

Nas resenhas históricas aparecem os nomes de dois criadores que iniciaram, a partir de 1877, a selecção entre os antigos cães de Pastor: Wachsmuth, de Hanau, e Sparwasser, de Frankfurt. Existem dois exemplares criados por eles que fazem parte da pedra angular da raça, grieff e lottem, talvez os percursores primitivos do Pastor Alemão.

Pensa-se que entre os possíveis antepassados próximos do Pastor Alemão existiam dois tipos de Pastor, oriundos de duas regiões distantes uma da outra da Alemanha: a Turíngia, situada a nordeste, e Würtenberg, a sudoeste.

A Turíngia era a zona da Alemanha onde se criava mais gado, contando com o maior número de ovelhas de todo o pais. Os cães de pastoreio que ali se criavam eram pequenos, ágeis, quase sempre cinzentos e de orelhas erguidas, talvez de cor quase semelhante ao actual Lobeiro e de tamanho definitivo entre os 20 e 30kg. Eram dotados de um excelente sentido de olfacto.

Os cães de Würtenberg, porém, tinham orelhas caídas e eram maiores, mais sólidos e mais fortes, com pelo áspero e escuro. Tinham uma ligação mais próxima ao dono. Eram semelhantes, talvez, ao actual pastor alemão preto, na cor do pelo.

Considerando o carácter nómada do pastoreio e mesmo os movimentos de cães de uma região para outra, os cruzamentos entre estas duas variedades começaram a ser frequentes, especialmente nas regiões fronteiriças. De certo que existiam um grande número de cães que partilhavam as mesmas características de ambos os grupos. Talvez, inclusive, o sangue dos cães de Hannover, os chamados Braunschweig, estivesse presente nos cruzamentos daquela época.

 

·        Em 1891, o capitão Reichelmann Dunau e o conde  Von Hahn, com a intenção de divulgar as qualidades do cão de pastor e fomentar a sua criação, fundaram a associação Phylar, embora cedo os desentendimentos entre os sócios e as lutas pelo poder a tenham destinado ao fracasso.

·        Em 1896, o Dr. Gerland, de Hildesheim, apresentou os primeiros cães treinados para o cumprimento de tarefas policiais. A intenção generalizada de procurar um cão realmente OPERATIVO é comprovada pelo facto de que, passados apenas 14 anos, havia já cães em mais de 500 postos de polícia, a grande maioria autênticos Pastores Alemães.

·        No entanto, aquele que se reconhece como o verdadeiro pai da raça, foi o professor de cavalaria Max Emil Friedrich von Stephanitz, que a 22 de Abril de 1899 fundou com o seu amigo Arthur Meyer a S.V. (Verein für Deutsche Schäferhund) em Karlsruhe.

 

O primeiro acto deste organismo dedicado ao Pastor Alemão foi a instauração do Livro de Origens (Zuchtbuch), que começou a registrar nas suas páginas todos os cães incluídos no estalão da raça, definido por Meyer e Stephanitz, e posteriormente aprovado na assembleia da Sociedade, realizada em Frankfurt em Dezembro de 1899.

O capitão Stephanitz, personalidade enérgica, demonstrou grande entusiasmo e empenho pelo desenvolvimento da criação do Cão de Pastor Alemão. Por outro lado, como presidente da S.V., zelou pela manutenção da organização e da estrutura hierárquica que, ainda hoje, perdura nesta associação.

Von Stephanitz adquiriu uma quinta em Grafrath e principiou a criação com os cães que ia comprando nas diferentes localidades que visitava, exemplares de estética díspar, mas de indiscutível facilidade para o trabalho e para o ensinamento. O primeiro cão inscrito no Livro de Origens da S.V., com o registro SZ I, foi Horand von Grafrath.

Horand, nascido em 1895 no centro de criação Sparwasser, em Frankfurt, com o nome de Hektor Linksrhein, era propriedade de outro criador (o possuidor da famosa designação “von der Krone”) quando foi descoberto por Stephanitz nume exposição em Karlsruhe.

 

(Ainda faltam muitos anos de história. Prometo terminar brevemente. Autor: David Moreira)

8 responses

  1. Unknown

    gostaria de saber endereço DD do telefone pais estadoi

    15 de Junho de 2007 às 17:19

    • Olá viva!
      O nosso canil fica localizado em Mafra – Lisboa – Portugal

      Telefone:
      351913251580
      351918573263

      Abraço!
      Von Haus Mores
      VHM

      1 de Dezembro de 2010 às 17:49

  2. Naldo

    TENHO UM PASTOR CAPA PRETA, E QUERIA SABER COM QUANTOS MESES ELE PODE COMEÇAR O ADESTRAMENTO?

    14 de Julho de 2008 às 22:52

    • O Adestramento começa a partir do momento em que adquiriu o seu cachorro, com muita brincadeira, amor e carinho, mas também sempre marcando a liderança!

      Um treino mais sério pode começar aos 4 meses, depois de você já ter desenvolvido uma boa relação com o seu cachorro!

      Grande abraço!
      DNM

      Von Haus Mores

      1 de Dezembro de 2010 às 17:48

  3. Helio Adriano

    Ola tudo bem, gostaria de sabem onde fica localizado o seu canil?

    30 de Março de 2009 às 17:59

    • Olá viva!
      O nosso canil fica localizado em Mafra – Lisboa – Portugal

      Abraço!
      VHM

      1 de Dezembro de 2010 às 17:43

  4. Giovani

    OLa , gostaria de saber ate quantos meses cresce um pastor alemão capa preta ?

    Abraço

    10 de Julho de 2011 às 22:03

  5. gente vou fazer um trabalho queria saber que qualidades um pastor alemao tem por favo mi repondam???

    22 de Fevereiro de 2012 às 22:42

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s